ANO LECTIVO 2007/8
O Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado vai continuar a divulgar o seu trabalho.
Este Espaço Cultural tem permitido dar a conhecer trabalhos criativos dos nossos alunos e múltiplas actividades integradas que promovemos.
O êxito alcançado no ano lectivo anterior é muito motivador para todos nós.
Queremos prosseguir com entusiasmo!
4MARÇO -2008

.............



No dia 14 de Março, registou-se mais um momento de abertura à comunidade do Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado, desta vez protogonizada pelos formadores e formandos dos Cursos de Educação e Formação de Adultos. O momento contou com uma exposição subordinada ao tema "Consumo e Ambiente" e com a apresentação do tema "Saúde e Prevenção", além de um precioso momento de teatro e espectáculo musical. Registou-se uma forte presença e a avaliação do evento foi muito positiva.


.............
MARCADORES DE LIVROS (Sobre personagens da obra "Ulisses") - 6º B (Área de Projecto)

...........

CONCURSO "Onde te leva a imaginação?"

Acção dos CTT Correios de Portugal S.A. em parceria com o Plano Nacional de Leitura. Os alunos do 5º F, 6º B e 6º C, realizaram projectos para um selo alusivo aos meios de comunicação.


PINTURA DE TELAS - 6º A (Área de Projecto)
Um olhar sobre o livro "Ulisses" de Maria Alberta Menéres. Trabalho desenvolvido em articulação com o Plano Nacional de Leitura.

..

CAIXAS PARA JOGOS (PUZZLES) - 6º A (Área de Projecto)



TEATRO - Apresentação das dramatizações "Ulisses", no auditório da Escola, aos alunos dos Jardins de Infância do Agrupamento. Actividade integrada na "Semana da Leitura da BE/CRE" - 6º A e 6º B (Área de Projecto)
...........


08 de Março, Dia da Mulher
.............
Crónica de um dia. No passado Sábado celebrou-se o dia da Mulher, um dia sempre muito especial para o mundo, até porque mais de metade deste é feito de mulheres, que dividem opiniões sobre esta data: umas acham que é a prova de que continua a haver discriminação feminina; outras pensam, simplesmente, que é bom que as mulheres tenham um dia delas e os homens não. Deve-lhes saber bem ter que comprar um presente a menos que o namorado todos os anos.
Se pensarmos bem, principalmente depois deste dia da Mulher, a mulher tem uma história curiosa, onde de destaca a sua luta constante pela liberdade e igualdade; luta que umas pensam que perdura, mas que eu acho que já terminou. Ganharam as mulheres claro, que poderiam fazer os homens face a tal resistência? Mas, para meu pesar, que adoro as mulheres (estou com elas de alma e coração), o facto de ter de existir uma História da Humanidade, tanto que a todos nós pessoas, machos ou fêmeas, nos deram o nome de Homem. Existem excepções: Joan D'Arc, Frida Khalo, Hillary Clinton...Mas, e depois? Onde estavam as mulheres quando os homens descobriram o fogo, ou quando os portugueses navegaram pelo mundo ou mesmo quando o Hitler declarou guerra à Europa? Na cozinha? E desculpem-me esta piada completamente desafinada, mas só a escrevi para vos lembrar a todos, meus leitores, do terrível facto da palavra mulher nos levar sempre à cozinha, onde se faz a comida. Deve ser porque, na associação do Homem, ambas, a mulher e a comida, se servem para "comer" (e estas aspas só se aplicam à mulher, já que a comida se come mesmo literalmente).
Mas termino, acusando aqueles que dizem que a mulher foi feita de uma costela de um homem (ainda bem que não sou católico), digo eu que, se assim for verdade, sinto-me orgulhoso de ser homem e especialmente contente das minhas costelas tão eficientes, simpáticas e especiais. E agradeço o tempo em que o dia 8 de Março deixou de ser o Dia da Costela do Homem e passou a ser o Dia da Mulher.
Até mais ver,
.................
Bernardo Barbosa

Nenhum comentário: