ANO LECTIVO 2007/8
O Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado vai continuar a divulgar o seu trabalho.
Este Espaço Cultural tem permitido dar a conhecer trabalhos criativos dos nossos alunos e múltiplas actividades integradas que promovemos.
O êxito alcançado no ano lectivo anterior é muito motivador para todos nós.
Queremos prosseguir com entusiasmo!
SEMANA DO AMBIENTE

De 2 a 7 de Junho, a Secção Disciplinar de Ciências Naturais, dinamizou a Semana do Ambiente na Escola EB 2,3 do Cávado. Esta constituíu uma nova oportunidade para a construção de um processo de mudança rumo à sustentabilidade (Agenda 21-2004).
A par da exposição do trabalho desenvolvido, no presente ano lectivo, pelos alunos do 7º ano na Área de Projecto (Educar para a Sustentabilidade) e no Clube Floresta d'Água (Prosepe) foram dados a conhecer outros trabalhos realizados pelos alunos do 8º ano (Ciências Naturais), do CEF (Electricidade) e do 3º ano da EB1 de Panoias.
Foi feita, simultaneamnete, uma mostra de soluções e produtos amigos do ambiente.

O Jardim de Infância de Panoias apresentou as actividades desenvolvidas no âmbito do Projecto Latitude 60 e no Dia Mundial do Ambiente trouxe à escola, vinda da Antártida, uma jovem cientista portuguesa que deu a a conhecer aos mais novos a sua experiência no Pólo Sul.

O Parque Nacional da Peneda-Gerês foi, também, convidado a participar e Francisco Neto foi o responsável pela palestra "Recuperação da Fauna Selvagem" dirigida aos alunos do Educar para a Sustentabilidade. Com interesse e curiosidade, a comunidade escolar testemunhou a libertação de uma ave recuperada pelo Centro de Recuperação de Fauna do Gerês. Tratou-se de uma águia-de-asa-redonda que, a partir do recreio da nossa escola, regressou à liberdade.


Associando-se à iniciativa da Quercus, o Clube Floresta d'Água deu início à campanha de recolha de rolhas de cortiça e deu a conhecer o trabalho de todos os que participaram na "Treeparade'08 - A nossa árvore"
Foram, ainda, divulgados os resultados do inquérito "Pensar Ambiente" que pretendeu conhecer as opiniões e práticas de 55 professores, face às problemáticas ambientais.
A visita à exposição permitiu, também, debater com os alunos a questão dos resíduos sólidos urbanos. Para o efeito foi, gentilmente, cedida pela EB2,3 de Lamaçães uma maquete alusiva ao tema.

A visita à exposição permitiu, também, debater com os alunos a questão dos resíduos sólidos urbanos. Para o efeito foi, gentilmente, cedida pela EB2,3 de Lamaçães uma maquete alusiva ao tema.

Concientes de que "ninguém cometeu maior erro do que aquele que não fez nada porque podia fazer muito pouco" (Burk) continuaremos empenhados e convictos na defesa de um ambiente melhor.

As professoras de Ciências Naturais e Educar para a Sustentabilidade

Nenhum comentário: